Na produção da Monografia, você sempre irá recorrer à Pesquisa Bibliográfica. É, portanto, um de seus métodos, pois a busca de bibliografia segue um movimento metódico, articulado com os conceitos essenciais ao seu referencial teórico.

Faz parte da bibliografia o acervo de livros e artigos que você reuniu, leu e utilizou para construir o ambiente teórico no qual irá se movimentar para compreender seu objeto. É fundamental compreender que lemos muito mais do que efetivamente utilizamos na Monografia – esta nada mais é do que nosso “relatório de pesquisa”. Assim, nem tudo que lemos deve constar do texto final. A decisão sobre o que “entra” e o que é “descartado” é um indicador da maturidade do pesquisador.

O lento processo de buscar a bibliografia, pesquisar nas bibliotecas, reunir o material que deve ser lido, efetivamente tomar contato com ele e enfim organizar (mental e concretamente) os conceitos e citações que serão posteriormente utilizados faz parte do método chamado Pesquisa Bibliográfica.

Para ler sobre este método, recomenda-se:

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.