Aqui estão, de forma geral, as temáticas que vêm sendo pesquisadas no campo da Comunicação e que podem inspirar sua monografia:

Jornalismo – jornais, imprensa sindical ou institucional, jornalismo alternativo ou comunitário, história da imprensa, telejornalismo, radiojornalismo, revistas de informação, webjornalismo, fotojornalismo, jornalismo especializado, gêneros jornalísticos, assessoria de imprensa, relação com as fontes, rotinas de produção, critérios de noticiabilidade, identidade profissional do jornalista, ética jornalística, observatórios de mídia, ensino de jornalismo

Publicidade – estratégias publicitárias, estudos de marca, marketing de relacionamento, criatividade, criação, consumo, análise de publicidade em meios segmentados, história da publicidade, marketing, marketing cultural, marketing religioso, marketing de responsabilidade social, buzz marketing, merchandising, propaganda e espaços urbanos, relação entre arte e publicidade, design gráfico, jingles, propaganda institucional, legislação, marketing eleitoral, propaganda política, ensino de publicidade e propaganda

Relações públicas – comunicação organizacional, cultura organizacional, meios como ferramentas de comunicação, recursos humanos, responsabilidade social, terceiro setor, marketing cultural, marketing institucional, marketing religioso, imagem dos profissionais de relações públicas, imagem e marca institucional, avaliação de resultados, comunicação dirigida, comunicação na administração pública, ensino de RP

Televisão e vídeo – telenovelas, seriados, gêneros televisivos, história da televisão, vídeo independente, vídeo popular ou alternativo, vídeo comercial, televisão pública, legislação

Rádio – gêneros radiofônicos, rádio comunitária, rádio pública, história do rádio, legislação

Internet – cibercultura, redes sociais, comunidades virtuais, blogs, interação

Fotografia – análise de produtos, relação com a arte, representação, impacto da tecnologia

Cinema – análise de filmes, métodos de produção, captação de recursos, distribuição, mercado audiovisual, linguagem, história do cinema

Editoração – produção, leitura, livro, revistas científicas, histórias em quadrinhos

Música – consumo, tipos, representações, impacto da tecnologia

Cultura – expressões da cultura popular, identidades, gênero (mulheres), cultura de massa, grafite, corpo e comunicação, estudos de recepção

Linguagem e estética – estudos de discurso, imaginário, representações, narrativas, subjetividades, transposição de linguagens de um suporte a outro

Tecnologia – desenvolvimento de tecnologias, plataformas midiáticas, programas, modos de interação, impacto das redes digitais no consumo de produtos culturais, computação gráfica, escrita coletiva, convergência dos meios

Indústria cultural – poder dos meios, economia política, informação no capitalismo, empresas de comunicação

Teorias e metodologias da comunicação – estudos de epistemologia da comunicação, o que é ciência, metodologia de pesquisa